Atendimento Fraterno
Em linhas gerais, o Atendimento Fraterno encaminha, guia, indica o rumo, examina cuidadosamente os diferentes aspectos de uma questão. Em uma Casa Espírita, significa especificamente encaminhar aqueles que procuram ajuda. Numa instituição espírita kardecista, o Atendimento Fraterno baseia-se nos ensinamentos dos Espíritos Superiores contidos nas obras codificadas por Allan Kardec. As pessoas que buscam atendimento o fazem por livre e espontânea vontade e só frequentam a Casa se o desejarem. O Atendimento Fraterno não tem nada de sobrenatural nem faz adivinhações. É um diálogo franco e amigo, com a supervisão e inspiração do Plano Espiritual, completamente sigiloso, com a finalidade de avaliar o problema individual de crianças, adolescentes e adultos, para então encaminhá-los aos trabalhos de Assistência adequada. Cada pessoa é chamada para a entrevista por ordem de chegada, conforme o número da ficha que recebe na recepção.jesus

Passe
O passe é uma transfusão de energias fisiopsíquicas, operação de boa vontade do plano espiritual em conjunto com o médium, que se coloca como instrumento da Infinita Bondade. Quando se pretende guardar as vantagens do passe que, em substância, é ato sublime de fraternidade cristã, devemos purificar o sentimento e o raciocínio, o coração e o cérebro de forma a estarmos prontos para receber recursos novos e os bálsamos reconfortantes . Neste sentido, o serviço de Passes na CECA sempre antecede às Palestras de reflexão do Evangelho e do Livro dos Espíritos para que todos recebam o remédio e assistência amparados na esfera da prece e do amor fortalecidos para as mudanças necessárias em si mesmo.

Enfermidades Físicas
O médico do futuro combinará o conhecimento científico e o conhecimento espiritual a fim de promover a cura em todos os níveis. O conceito de que os seres humanos são sistemas dinâmicos de energia que refletem os padrões evolutivos do crescimento da alma, corrobora o princípio de que o paciente é o principal responsável pela sua cura. Cada ser humano é responsável pela busca do seu equilíbrio, da sua harmonia. A assistência do Plano Espiritual é auxiliar a pessoa a alterar o seu modo energético em desequilíbrio para uma freqüência adequada com energia sutil, o que pode fazer com que seus sistemas bioenergéticos passem a vibrar de forma apropriada. O espiritismo auxilia no tratamento da consciência humana, lhe apresentando novos valores, educando o espírito a modificar os hábitos potencialmente insalubres que possam estar contribuindo para o problema da saúde. O desenvolvimento de valores como paciência, humildade, bondade, perdão, tolerância, caridade e amor, são características de consciência plenamente desperta, de unidade perfeita e de perfeito entrosamento de Deus para com o homem. Este é o caminho da cura.