CECA – COMUNIDADE ESPIRITA CAMINHEIROS DO AMOR
REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DA BIBLIOTECA

DA ORGANIZAÇÃO DO ACERVO
DA SELEÇÃO DE EXEMPLARES
Por se tratar de uma biblioteca espírita, os exemplares que farão parte de seu acervo deverão ser previamente selecionados com base em alguns critérios:

  • Fundamentem-se nos princípios básicos da Doutrina Espírita;
  • Sejam mediúnicas ou escritas por estudiosos do Espiritismo;
  • Abordem isolada ou simultaneamente os aspectos científico, filosófico e religioso da Doutrina;
  • Propiciem o conhecimento da realidade espiritual;
  • Apresentem esclarecimentos à luz do Espiritismo sobre variados assuntos que preocupam o homem;
  • Despertem nos leitores o interesse pela reforma íntima;
  • Registrem a história do Movimento Espírita no Brasil e no Mundo.

A seleção não objetiva estabelecer uma censura, mas adequar os exemplares à especialidade do acervo e às necessidades dos leitores/usuários.

ORGANIZAÇÃO INICIAL – O acervo está organizado em ordem alfanumérica, ou seja, os exemplares são organizados primeiramente por títulos em ordem alfabética e dentro de cada classe – a, b, c, d, e, f,…… – são numerados sequencialmente do número 0001 em diante. Exemplo: A-0001, A-0002, A-0003 ……
ADIÇÃO DE NOVOS TÍTULOS – os novos títulos serão adicionados levando-se em consideração a ordem alfabética em que se insere o título e terá a ordem numérica sequencial a partir do último título registrado na classe alfabética. Exemplo: o título AMOR FRATERNO será inserido na classe alfabética A e receberá a sequência numérica 0188 considerando-se que esta classe já tenha 187 títulos registrados inicialmente.

Os novos exemplares deverão ser acondicionados em capa plástica tipo envelope transparente e a etiqueta de identificação alfanumérica colada em seu dorso; serão também registrados na relação geral de livros já disponível no computador da Instituição. Cada exemplar terá em seu interior um envelope contendo duas fichas que serão utilizadas no processo de empréstimo: uma contém apenas os campos para anotação da data prevista para devolução e deve sempre permanecer com o respectivo exemplar, na outra ficha que contem a identificação do livro deverá ser anotado o nome e o número do associado, a data de retirada e a data prevista para devolução.

ASSOCIADOS

Associados são todos aqueles que frequentam regularmente a Instituição – trabalhadores e assistidos – e devem ter um cadastro prévio de identificação de modo que possam ser facilmente localizados ou contatados quando necessário.

O cadastro básico do associado deve conter: nome, endereço residencial, telefone de contato, e-mail de contato, número do documento de identidade, nome do responsável quando se tratar de menor de idade.

A ficha de cadastro do associado terá um campo próprio para anotação do código do exemplar retirado por empréstimo e a data prevista para sua devolução.

DO EMPRÉSTIMO DE EXEMPLARES

Cada associado poderá retirar por empréstimo até dois exemplares por período e desde que não tenha pendência de devolução de exemplares retirados anteriormente, ou seja, não poderá retirar novos exemplares se não tiver devolvido aqueles que levou em ocasião anterior.

O período de empréstimo será de no máximo 15 dias consecutivos contados a partir do dia imediatamente posterior ao da sua retirada e devolvido ao final do 15º dia podendo ser renovado por novo período de 7 dias desde que o título não esteja registrado em lista de espera de outro usuário.

No ato da retirada o atendente responsável pelo acervo deverá anotar na ficha do associado o código do exemplar, a data de retirada e a data prevista para devolução. Na ficha de circulação do exemplar deverá ser anotado o nome ou número do associado, data de retirada e data prevista para devolução.