Instituída como associação civil sem fins lucrativos em 1991, a CECA como é também conhecida, tem como objetivo o estudo, a prática e a difusão do Espiritismo em todos os seus aspectos, com base nas obras de Allan Kardec, que constituem a Codificação Espírita. Seguindo os preceitos e princípios da Doutrina Espírita trabalha para a prática da caridade espiritual, moral e material por todos os meios ao seu alcance, desenvolvendo atividades de caráter beneficente, filantrópico e assistencial, propiciando e realizando obras de amparo a infância, juventude e velhice, bem como às pessoas de forma geral, prestando a todos assistência material e espiritual na medida das possibilidades da casa, sem preconceito de raça, cor, nacionalidade, classe social ou religiosa, a ninguém discriminando e trabalhando incansavelmente pelo enriquecimento moral e cristão das pessoas no fortalecimento da fraternidade humana.

As atividades englobam ainda, através dos programas de evangelização, o ensino e cultura da infância, juventude e mocidade que, à luz da Doutrina Espírita, busca sua integração nas atividades religiosas e sociais, além de cursos de aprendizado profissional, visando o desenvolvimento de autonomia material dos associados, colaboradores, trabalhadores e simpatizantes.

Na CECA não existe qualquer ônus financeiro ou despesa para os que frequentam suas atividades , pois todos os trabalhadores são voluntários. É uma casa pequena, porém legalmente constituída, inscrita no CNPJ sob nr. 66.513.771/0001-90, e neste sentido tem a condição de apresentar toda a documentação necessária, tanto quanto a sua constituição, normas estatutárias quanto ao cumprimento de todas as obrigações legais.